28 julho 2017

Pufes - #UPCYCLE



Dois pufes feitos com reaproveitamentos, um com tecido dos anos 60 e outro feito em croché com tiras de meias e cuecas de lycra.


Há mais de uma década a acumular e a juntar cuecas e meias calças de lycra dos meus filhos, sempre com a ideia de lhe dar um destino, este tipo de material é ideal para cortar em tiras e reaproveitar, no meu caso optei por fazer um puf uma vez que tinha em stock algumas bolas de esferovite para estruturar o dito cujo.




Como é evidente primeiro fiz um puf em tecido com as medidas de altura - 50 cm x diâmetro 45 cm e enchi com as bolas de esferovite.

Etapa seguinte era cortar todas as meias e as cuecas em tiras, sendo que não há costuras/emendas nas meias nem nas cuecas, por isso no caso das meias por cada perna dá uma tira inteira, ver as imagens:


As cuecas e as meias calças não tem costuras/emenda por isso quando se cortam as pontas ficamos com um tubo
cortam-se as pontas para ficar uma peça única direita
 cortam-se em tiras sem cortar na totalidade, deixar 1 a 2cm






com a ajuda da mão abre-se o tubo e o primeiro corte a dar é na diagonal para começar a tira e obter uma a ponta
depois os outros cortes são igualmente na diagonal até ao encontro de cada corte, exactamente como na foto




chegando ao fim da cortagem verificam que é uma tira única
enrola-se em novelos
depois uni
aleatoriamente cada nove-linho com um pontinho de linha e fui estruturando o puf em croché, neste caso no ponto meio alto de croché.









Na casa da minha mãe havia um baú também denominado de arca em latão coberta, tapada com este tecido (acabava por ser uma peça de decoração em qualquer compartimento da casa), confesso que não sei classificar o tecido, apenas sei que há uns tempos o descobri arrumado e dobrado no fundo doutro baú, resgatei-o e é de novo uma peça de decoração e útil, podemos assentar o cú, o mesmo dizendo, o traseiro, ou eventualmente um ampliar do sofá para esticar as pernas.
Adoro o tecido 💗

60 cm de altura X 50 cm de diâmetro

Uma dica para quem não sabe calcular o raio de uma circunferência, nem o diamentro, neste caso apenas necessitamos de saber calcular o raio: temos que medir a circunferência e depois dividir este valor por 2 vezes PI, em matemática o PI ou TT é igual a 3,14, por isso 2 TT = 6,28











Sem comentários: