23 novembro 2020

Kokedamas

Sabem o que são?

São bolinhas de musgo com plantas suspensas dentro, são de origem japonesa, e são usadas para cultivar diferentes espécies de plantas, podendo também postas em cima de moveis/prateleiras.

E foi assim que ontem enquanto o Miguel Oliveira dava o seu melhor no autódromo do Algarve eu aproveitava o dia de sol, uma dádiva da mãe natureza, para também dar o meu melhor a fazer estes kokedamas. 

A ideia era desocupar o espaço de tantos vasos com repetidas suculentas que coloquei no pátio do condomínio onde moro mas conclui que para fazer kokedamas basta uma pequenina suculenta, e estes vasos tinham suculentas muito adultas, fiz 6 e ainda assim sobrou suculentas.

Não foi tarefa fácil atingir a massa ideal para começar a moldar as bolinhas, bolinhas não, bolonas, que estas suculentas são bem adultas e têm raízes grandes, envolver o musgo foi igualmente trabalhoso  o musgo que comprei é o musgo vivo que há nos pinhais (nesta altura do ano vende-se no mercado municipal e é o mesmo que se usa para fazer os presépios), a minha experiência no assunto é muito, mas muito vaga, e por mais que se veja tutoriais (de facto o que não falta é tutorias) o assunto requerer um estudo mais aprofundado e é canja para quem sabe sobre o assunto, lógico, e também reparei que nestes tutoriais usam muito o musgo esfagno, não percebo muito bem do assunto mas suspeito é musgo tratado ou melhor desidratado que depois de hidrato é ideal para fazer um acabamento excelente.

Assim com alguma teimosia, que faz parte da minha forma de ser, o resultado está visível, até não me saí mal, fiz 6 como disse atrás mas ainda tenho musgo que irá dar para fazer outro, e vai-me parecer que irá ser mais fácil a tarefa, tendo em conta esta experiência.

Possa adiantar que eram para ser 3 horas tranquilas, só de facto não foram porque foi um processo de aprendizagem, com muito nervosismo pelo meio, acredito que da próxima vez vou aproveitar para fazer isto uma terapia.
Entretanto hoje uma colega, aproveitou o fim de semana para passear e de passagem foi a um dos seus pinhais e trouxe-me mais musgo 😍😄

Estes vão ser para oferecer, irei preparar um arranjo com um da cada qualidade (prometo que mostrarei o resultado final) 
Espero que gostem.












Sem comentários: